MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - UMA APLICAÇÃO PRÁTICA
2013; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português
10.6020/1679-9844/2610
ISSN2178-5961
AutoresNilson Sérgio Peres Stahl, Estefane Costa Rosa Domingues, Patrícia Maria dos Santos, Sandra Maria Schröetter,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho apresenta uma aplicacao da Modelagem Matematica como metodologia alternativa de ensino de matematica. Ocorreu no Instituto Superior de Educacao Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) na Cidade de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro. Foi utilizada como sujeitos de pesquisa uma turma do 2o ano do ensino medio enfocando o conteudo “progressao geometrica”. Optamos por uma abordagem qualitativa na analise dos dados e na investigacao como um todo. A coleta de dados se deu por meio do diario de bordo do professor. Constatou-se que houve construcao do conhecimento em matematica e a compreensao dos conteudos ministrados em sala com reflexo direto nas notas obtidas pelos educandos. O sucesso do projeto ocorreu, a nosso ver, pela contextualizacao do problema gerador e sua aplicacao pratica numa questao ambiental. A metodologia proporcionou motivacao e trabalho colaborativo entre os educandos, entre outros aspectos. De acordo com os resultados, acreditamos que a Modelagem Matematica pode ser utilizada, quando possivel, em sala de aula como meio de construcao de conhecimento em Matematica e ainda contribuir para uma mudanca de atitude tanto docente quanto discente, pois os professores experimentaram um modo diferente de ensinar e os alunos adquiram um novo olhar para com a matematica em sala de aula.
Referência(s)