A UTILIZAÇÃO DO JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA

2016; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2525-7056

Autores

Thainá do Nascimento, Thainá Silva Santos, Eliedete Pinheiro Lino, Joaquim Ribeiro Moreira-JÚNIOR,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo descrevemos o desenvolvimento de uma proposta pedagogica que tratou de atividades ludicas, especificamente um jogo, no ensino da matematica, desenvolvida pelos academicos do grupo Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia (PIBID–Matematica), Campus de Tres Lagoas (CPTL) e realizada em uma turma do 6o ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Fernando Correa no ano de 2015. Onde, atraves de uma avaliacao diagnostica proposta aos alunos, foi observada uma grande dificuldade e relutância dos mesmos ao relacionarem a representacao de uma fracao algebrica com a sua representacao geometrica e vice-versa. Desta forma resolvemos apresentar uma aula diferenciada aos alunos, aplicando uma atividade ludica que auxiliasse os mesmos na compreensao do conceito e na associacao das diversas representacoes de fracoes. Foi realizada uma pesquisa onde procuramos atividades que suprissem as dificuldades dos alunos ao conteudo mencionado e nos assessorassem em nosso principal objetivo, que era auxiliar os alunos na compreensao do assunto abordado e retrair o bloqueio que os mesmos possuiam com essa tematica. A atividade escolhida foi o jogo “Domino de Fracoes”, uma vez que, de acordo com Araujo (2000, p. 60), atividades ludicas sao atividades que geram prazer, equilibrio emocional, levam o individuo a autonomia sobre seus atos e pensamentos, e contribuem para o desenvolvimento social. Alem disso, tais atividades tornam as aulas diferenciadas, animadas, criativas e prazerosas. Facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para que esse objetivo fosse alcancado, atraves de alguns 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL, eliedetep@hotmail.com 2 Profa Dra, coordenadora do PIBID- Matematica/CPTL , eliedetep@hotmail.com 3 Escola Estadual Fernando Correa, j.jhonkin@hotmail.com Revista Interdisciplinar de Educacao do Campus de Tres Lagoas/ MS – CPTL/UFMS V. 1 175 estudos e da nossa pratica pedagogica produzimos um kit de cartas do jogo escolhido para cada dupla de aluno, com o proposito de desenvolverem a atividade de forma organizada, interessante e prazerosa. Na qual, atraves da novidade e diversao que os jogos proporcionam as criancas, os alunos aprenderiam e se divertiriam. PALAVRAS-CHAVES: Atividades ludicas; Ensino de matematica; Jogos; Domino de Fracoes.

Referência(s)