O JOGO DA TRILHA PEDAGÓGICA NA UNIDADE ESCOLAR ABRIGO JOÃO PAULO II: SENTIDOS DA APRENDIZAGEM NAS INTER-RELAÇÕES PESSOAIS E INCLUSIVAS
2017; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2359-3105
AutoresDélcia Pereira Pombo, Ana Rita Fontes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo se deu a partir das experiencias vivenciadas na Unidade Escolar Abrigo Joao Paulo II no decorrer do ano letivo de 2015 e integraram o projeto Saberes das aguas: um banho de cheiro amazonico. Dentre as acoes encaminhadas no periodo se propos a articulacao de jogos em interface com a proposta curricular na modalidade EJA. Esta acao consiste em trabalhar teoria e pratica em trilhas pedagogicas elaboradas pelos professores do Abrigo em perspectiva interdisciplinar aplicada na Semana dos VII Jogos Internos do Abrigo, com o tema Os jogos e os mitos amazonicos. Entende-se que a trilha e uma metodologia que estimula de forma prazerosa e motivadora a partilha de conhecimentos, alem de ser um jogo que tem caracteristicas especificas, como os vinculos que se estabelecem entre as equipes, os sentidos agucados na realizacao da jogada, a concentracao gerada pelo interesse e curiosidade, o espirito de cooperacao com participacao ativa e eficaz dos envolvidos na dinâmica, entre outras particularidades que visam a influenciar positivamente o desempenho escolar e inclusao do aluno em ambiente hospitalar. O objetivo da utilizacao desse instrumento ludico-pedagogico incidiu no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos a partir dos mitos que permeiam o imaginario amazonico.Percebe-se que a troca de saberes entre os grupos favorece a aprendizagem de forma produtiva e com exito na assimilacao dos conteudos. Cientes de que os jogos exercem fascinio e consistem em resolver os desafios, os participantes formaram duas equipes e receberam instrucoes no inicio das etapas da presente modalidade. Coube aos professores intermediar a atividade empregando um recurso didatico de maneira divertida em um processo dinâmico e eficaz na inter-relacao entre os sujeitos em que e possivel ensinar e aprender brincando.
Referência(s)