Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LA EVOLUCIÓN DE LOS SUPERMERCADOS EN TERRITORIO ARGENTINO Y BRASILEÑO: UN ANÁLISIS COMPARATIVO

2015; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Linguagem: Português

10.20912/2358-0216/2015.v0i0.1769

ISSN

2358-0216

Autores

Roberto Carlos Dalongaro, Lurdes Marlene Seide Froemming, Révis Caitano Feijó Moura, Vando Knob Hartmann, Patricia Harter Sampaio,

Tópico(s)

Business, Innovation, and Economy

Resumo

Supermercados contribuir significativamente para o desenvolvimento economico do pais, obtendo vantagens no volume de produtos vendidos, o que lhe permite compensar a baixa margem de lucro sobre a venda de cada unidade de produto. Em territorios argentinos e brasileiros os supermercados sao essenciais para a sociedade, especialmente para o servico que prestam a ambos pais, oferecendo a disponibilidade de uma variedade multipla de produtos. Pela relevância da questao relacionada com os supermercados, o presente artigo tem como objetivo mostrar a comparacao do valor nominal e percentual de vendas em 2014 com relacao ao ano anterior. A comparacao feita tambem abrange periodos-chave de vendas do ano. As mudancas nas vendas a precos correntes por item, a composicao das vendas por grupos de artigos e uma analise comparativa da evolucao do numero de pontos de venda entre supermercados brasileiros e argentinos. Para realizar estes objectivos se utilizou um metodo de pesquisa documental, com base em dados publicados pelo INDEC com informacoes de 68 supermercados localizados em todo o territorio nacional argentino, e dados da ABRAS - Associacao Brasileira de Supermercados. A base teorica do artigo e baseada nos conceitos de actividade de varejo, bem como os conceitos e caracteristicas de supermercados. Palavras-chave: Vendas; Varejistas; Supermercados.

Referência(s)