Artigo Produção Nacional

INTERARTE – UMA EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE COM O MEIO ARTÍSTICO

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2359-1064

Autores

Leomar Silva Pacheco, Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro, Ana Carolina Capuzzo de Melo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O subprojeto Encenando o Texto propoe uma nova diretriz para o ensino interdisciplinar de lingua portuguesa e a artes com o tema transversal educacao ambiental, proporcionando uma percepcao direta dos estudantes permitindo-os transformarem a realidade por meio do conhecimento e expressarem-se atraves da construcao da linguagem verbal e cenica. O Interarte, acao deste subprojeto, surgiu apos a deteccao, por vivencia academica no meio escolar, da carencia que os alunos tinham com relacao a arte. O 1o e 2o Interarte foram divididos em tres partes iniciando com as apresentacoes artisticas, em seguida dando continuidade com as oficinas e por fim a socializacao do que foi aprendido. O processo de criacao do espetaculo final com as turmas dos 9 o anos em que os academicos estavam na regencia da disciplina de artes, o 3o Interarte, foi a producao e montagem do espetaculo a partir dos textos produzidos pelos alunos. Todos estes procedimentos proporcionaram aos estudantes desenvolver habilidades e competencias nas tematicas trabalhadas, no que tange a historicidade de cada tema e as vivencias corporais diversificadas, pautadas num processo criativo e socio-cognitivo, consignados numa proposta de integracao social e aproximacao com o meio artistico.

Referência(s)