A TRINDADE DO CONHECIMENTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM AGOSTINHO DE HIPONA
2013; University of Porto; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2182-7141
Autores Tópico(s)Biblical Studies and Interpretation
ResumoAgostinho de Hipona apontava a memoria, a inteligencia e a vontade como termos constitutivos de uma trindade do conhecimento, de modo analogo a Trindade santa (Pai, Filho e Espirito Santo). Da inter-relacao entre estes elementos teriamos uma aprendizagem plena e satisfatoria. O objetivo deste artigo e a analise das possibilidades pedagogicas da filosofia de Agostinho no tocante a citada trindade do conhecimento, relevando questoes como identidade, significacao e o processo de ensino-aprendizagem – afinal, o aluno so aprende se recorda, se entende e se quer. De inicio, analisaremos cada termo separadamente, para finalmente aproxima-los e coloca-los sob olhar pedagogico. Atraves deste estudo, ressaltamos uma contribuicao impar do Hiponense, que chega ate nossos dias e encontra eco nas salas de aula, entre professores e alunos.
Referência(s)