Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0102-3772e32ne221

ISSN

1806-9770

Autores

Pedro F. Bendassolli, Jairo Eduardo Borges‐Andrade, Sônia Maria Guedes Gondim, Yasmin Makhamid Makhamed,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

RESUMO O objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionamentos sociais e carreira (e.g., a imagem do negócio e os avanços na própria carreira). A mediação exercida pela autorregulação também foi testada. Participaram 295 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais e de análise de regressão multivariada. Os resultados indicam que as competências de estratégia e planejamento foram preditores da percepção de desempenho, tanto dos indicadores de resultado do negócio (R2 RF = 0,20) quanto dos relacionamentos sociais e de carreira (R2 RF = 0,24). Uma dimensão da autorregulação, automonitoramento, apresentou mediação parcial sobre a variável-critério (0,09 e 0,10, respectivamente, p<0.001). Os empreendedores do setor de música apresentaram escores significativamente mais elevados nas competências avaliadas. Implicações práticas dos resultados são discutidas.

Referência(s)