
Saúde na escola: contribuições fenomenológicas a partir da percepção do aluno adolescente
2017; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.5205/1981-8963-v11i1a11874p24-30-2017
ISSN1981-8963
AutoresLígia Cordeiro Matos Faial, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Lídia Marina do Carmo Souza, Ricardo Tavares Bessa, Cidllan Silveira Gomes Faial,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivo : compreender a percepcao do aluno adolescente sobre a saude na escola. Metodo : estudo exploratorio e descritivo, com abordagem qualitativa, a luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, desenvolvida com 34 adolescentes do ensino medio do Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Brasil. Os discentes foram submetidos a entrevista fenomenologica e os dados coletados foram submetidos a analise de conteudo tematica. Resultados : dos dados analisados emergiram dois temas, a saber: >; >. Conclusao : na medicina e enfermagem, a experiencia da escuta do discente subsidiou a reflexao critica sobre a saude na escola, o que permite sua reorientacao nos moldes da assistencia humanizada e holistica, com amparo da educacao em saude e do acolhimento ao jovem no seu processo de formacao, auxiliando-o na superacao de situacoes que ameacam seu pleno desenvolvimento. Descritores : Percepcao; Adolescente; Saude Escolar. ABSTRACT Objective : to understand the student´s perception of health in school. Method : it is an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, based on the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, developed with 34 high school adolescents from the Fluminense Federal Institute of Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Brazil. The students were submitted to the phenomenological interview and the data collected were submitted to thematic content analysis. Results : two themes emerged from the data analyzed: “The perception of health in the school ‘world-of-life’” >>; >. Conclusion : in medicine and nursing, the experience of student listening subsidized the critical reflection on health in the school, which allows its reorientation in the form of humanized and holistic care, supported by health education and the reception of young people in their process of training, supporting it in overcoming situations that threaten their full development. Descriptors: Perception; Adolescent; School Health. RESUMEN Objetivo : comprender la percepcion del alumno adolescente sobre la salud en la escuela. Metodo : estudio exploratorio y descriptivo, com enfoque cualitativo, basado en la fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, desarrollada con 34 adolescentes de la secundaria del Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ, Brasil. Los discentes fueron sometidos a la entrevista fenomenologica y los datos recogidos fueron sometidos al analisis de contenido tematico. Resultados : de los datos analizados surgieron dos temas: >; >. Conclusion : en la medicina y enfermeria, la experiencia de la escucha del discente subsidio la reflexion critica sobre la salud en la escuela, lo que permite su reorientacion en los moldes de la asistencia humanizada y holistica, con amparo de la educacion en salud y del acogimiento al joven en su proceso de formacion, soportandolo en la superacion de situaciones que amenazan su pleno desarrollo. Descriptors: Percepcion; Adolescente; Salud Escolar. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Times New Roman; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Referência(s)