Cinema e Licensing: Soma de Forças em Torno de Star Wars
2017; Faculdade Santo Agostinho; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12819/2017.14.2.3
ISSN2317-2983
AutoresAlisson Dias Gomes, Anderson Brendo Dutra,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo contexto mercadológico, desenvolver de forma integrada ações que compõem o mix de marketing -produto, preço, praça e promoção -tornou-se incumbência árdua e necessária.Nesta conjuntura, caracteriza-se a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), que consiste na utilização das ferramentas de comunicação (propaganda, promoções de vendas, merchandising, comunicação online, etc.), em prol da criação de uma linguagem comunicacional uniforme, frente à composição da marca identitária (SHIMP, 2009;YANAZE, 2013).De modo complementar, inserem-se as estratégias ligadas ao licensing, técnica que permite a utilização da imagem de determinada marca ou personagem, de forma legal, oportunizando a criação de novos produtos / serviços (BONFÁ; RABELO, 2009).A pesquisa fundamenta-se na análise das ações de marketing da franquia cinematográfica Star Wars, especificamente as que compõem as estratégias atreladas ao filme "O despertar da força", objetivando apresentar a correlação dos conceitos da CIM e do licensing.O problema consiste na averiguação de possíveis contribuições do marketing na construção da imagem e do brandequity da marca Star Wars.Para tanto, a metodologia está alicerçada em: (1) revisão de literatura; (2) pesquisa eletrônica (Google Trends e Statistic Brain); (3) estudo de caso (SEVERINO, 2007).Mediante os pressupostos, os resultados baseiam-se nos dados estatísticos de Star Wars em relação aos impactos das ações da CIM no ambiente virtual, bem como os valores monetários auferidos com a receita dos filmes e dos produtos.O estudo constata que a marca Star Wars possui contribuição nos âmbitos cinematográfico e mercadológico, servindo como modelo para segmentos diversos, desde lojas de departamento e indústrias de varejo a distribuidores especializados e meios de comunicação.
Referência(s)