Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online

2017; Emerald Publishing Limited; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1016/j.rege.2017.03.005

ISSN

2177-8736

Autores

Graciela Cristina Geraldo, Emerson Wagner Mainardes,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral definir se os fatores loja virtual, conveniência, confiança e promoção afetam a intenção de compra dos consumidores em compras online. Em estudos anteriores feitos em outros países, com exceção da promoção, os fatores mencionados influenciaram positivamente na decisão de compra dos consumidores online. Como procedimento metodológico, trata‐se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, com dados coletados por meio de um questionário que avaliou a intenção de compra na web dos respondentes e a percepção deles sobre os fatores citados. Foram coletados dados de uma amostra composta por 704 respondentes que já fizeram pelo menos uma compra de produtos ou serviços pela internet. A regressão múltipla linear foi usada para testar as hipóteses. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que a intenção de compra dos consumidores online pode ser afetada positivamente pelos fatores loja virtual e promoção. Portanto, a partir dos resultados apresentados, sugere‐se que o entendimento dos fatores que possam afetar a intenção de compras dos consumidores web nas dimensões do comércio eletrônico pode ajudar aos varejistas online e pesquisadores no entendimento e explicação do comportamento de consumo em ambientes virtuais. This study has as its general objective to define whether the factors virtual store, convenience, trust and promotion affect consumers' purchase intention in online shopping. In previous studies held in other countries, except for promotion, the mentioned factors positively influenced on consumers' purchase decision. Data were collected from a sample comprised by 704 respondents who have already made at least one purchase of products or services over the internet. As a methodological procedure, this is a descriptive and quantitative research, of which data were collected through a questionnaire that assessed the respondents' online purchasing intention and their perception on the cited factors. Multiple linear regressions were used to test the hypothesis. The results of this research showed that the purchase intention of online consumers can be positively affected by the factors virtual store and promotion. Therefore, from the results presented, it is suggested that the understanding of factors that may affect the intention of purchase of online consumers in the dimensions of e‐commerce can help online retailers and researchers in the understanding and in explaining consumption behavior in virtual environments.

Referência(s)
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