
<b>Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências
2017; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 39; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v39i2.30440
ISSN2178-5201
AutoresJosé Francisco Mejía Flores, João Bernardes da Rocha Filho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoPropõem-se contribuições teóricas para a formação de professores de ciências a partir da distinção entre conhecimento e pensamento apresentados por Hanna Arendt. Para a autora, a ação de conhecer, realizada pelas ciências, busca verdades, enquanto que o pensar, como ação do espírito, procura por significados. Utiliza-se o conceito de potencial criativo, proposto pela artista plástica Fayga Ostrower, como fator motivador do pensar para a produção de significados. Conclui-se, apontando que o ensino de ciências deve visar ao desenvolvimento da capacidade não só de conhecer, mas também de pensar, promovendo a ampliação do potencial criativo de alunos e professores.
Referência(s)