Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EROS VOLÚSIA Performance, poéticas criativas e afirmação identitária

2016; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36025/arj.v3i2.9040

ISSN

2357-9978

Autores

Denise Mancebo Zenicola,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A partir dos anos 1940, o Rio de Janeiro, a Capital Federal, centro de poder, começa a produzir e projetar para o Brasil uma imagem do "carioca" que agrega tanto a ideia de ser integrante do rol das nações civilizadas pretendida pelas elites, como também portadora de uma malemolência, musicalidade e humor peculiares, trazidos pelo movimento cultural popular e negro. Já sob a influência da Segunda Guerra Mundial, estreitam-se relações entre os governos americano e ditaduras latino-americanas, a chamada política de boa vizinhança. Neste contexto cultural, Eros Volúsia desponta em performance exuberante como bailarina, professora e criadora da Dança Brasileira, uma realidade múltipla e contraditória entre a tradição e o popular. Mais que uma garota propaganda Eros explode a cena com uma poética criativa, sendo mais e além.

Referência(s)