
Percorrendo labirintos: trajetórias e desafios de estudantes de engenharias e licenciaturas
2017; Fundação Carlos Chagas; Volume: 47; Issue: 163 Linguagem: Português
10.1590/198053143658
ISSN1980-5314
AutoresLindamir Salete Casagrande, Ângela Maria Freire de Lima e Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo O objetivo deste artigo é analisar trajetórias de estudantes de engenharias e licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - e na Universidade Federal da Bahia - UFBA -, considerando possíveis fatores relacionados ao gênero que impactem nesses percursos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira quantitativa e a segunda, na qual foi baseado este artigo, qualitativa, em que foram entrevistadas/os estudantes de Engenharia Mecânica e Civil e Licenciatura em Letras e Matemática das duas universidades. Com o estudo percebeu-se que há diferença nas trajetórias e desafios enfrentados por homens e mulheres que ousam adentrar em universos acadêmicos socialmente percebidos como reduto do sexo oposto. Mulheres na engenharia e homens nas licenciaturas são os mais expostos a preconceitos e discriminações.
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