Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percorrendo labirintos: trajetórias e desafios de estudantes de engenharias e licenciaturas

2017; Fundação Carlos Chagas; Volume: 47; Issue: 163 Linguagem: Português

10.1590/198053143658

ISSN

1980-5314

Autores

Lindamir Salete Casagrande, Ângela Maria Freire de Lima e Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é analisar trajetórias de estudantes de engenharias e licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - e na Universidade Federal da Bahia - UFBA -, considerando possíveis fatores relacionados ao gênero que impactem nesses percursos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira quantitativa e a segunda, na qual foi baseado este artigo, qualitativa, em que foram entrevistadas/os estudantes de Engenharia Mecânica e Civil e Licenciatura em Letras e Matemática das duas universidades. Com o estudo percebeu-se que há diferença nas trajetórias e desafios enfrentados por homens e mulheres que ousam adentrar em universos acadêmicos socialmente percebidos como reduto do sexo oposto. Mulheres na engenharia e homens nas licenciaturas são os mais expostos a preconceitos e discriminações.

Referência(s)