
Uma Escala de Valores Organizacionais com base na Teoria de Valores Culturais de Schwartz
2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/0102-3772e32ne222
ISSN1806-9770
AutoresJuliana Barreiros Porto, Maria Cristina Ferreira,
Tópico(s)Organizational Leadership and Management Strategies
ResumoRESUMO O objetivo deste estudo foi desenvolver e testar empiricamente a estrutura interna de um instrumento de medida dos valores organizacionais, adotando como modelo de referência a teoria de valores culturais. Três estudos foram conduzidos. O primeiro testou a estrutura interna da escala por meio de escalonamento multidimensional. O segundo descreve a análise fatorial confirmatória da escala e a sua relação com variáveis externas. O terceiro relacionou a nova escala com a Escala de Valores Competitivos. Os resultados do conjunto de estudos apresentaram evidências de adequação da escala e suporte ao modelo teórico. Essa escala pode avançar os estudos na área ao permitir o desenvolvimento e identificação de configurações culturais para além dos modelos anteriores.
Referência(s)