Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma Escala de Valores Organizacionais com base na Teoria de Valores Culturais de Schwartz

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0102-3772e32ne222

ISSN

1806-9770

Autores

Juliana Barreiros Porto, Maria Cristina Ferreira,

Tópico(s)

Organizational Leadership and Management Strategies

Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi desenvolver e testar empiricamente a estrutura interna de um instrumento de medida dos valores organizacionais, adotando como modelo de referência a teoria de valores culturais. Três estudos foram conduzidos. O primeiro testou a estrutura interna da escala por meio de escalonamento multidimensional. O segundo descreve a análise fatorial confirmatória da escala e a sua relação com variáveis externas. O terceiro relacionou a nova escala com a Escala de Valores Competitivos. Os resultados do conjunto de estudos apresentaram evidências de adequação da escala e suporte ao modelo teórico. Essa escala pode avançar os estudos na área ao permitir o desenvolvimento e identificação de configurações culturais para além dos modelos anteriores.

Referência(s)