
A educação ambiental na educação infantil: limites e possibilidades La educación ambiental en la educación infantil: límites y posibilidades
2016; Linguagem: Português
10.14295/remea.v0i0.5439
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA tematica da Educacao Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de um estudo de iniciacao cientifica realizado na primeira etapa da Educacao Basica, a Educacao Infantil (EI), durante os anos de 2011 a 2013. Trata-se de uma pesquisa com analise qualitativa realizada em um Centro Municipal de Educacao Infantil e em um Centro de Educacao Infantil da rede particular, ambos em Curitiba, Parana. Para tanto se utilizou de entrevistas, analise de documentos como a Proposta Pedagogica, observacao direta e atividades teoricas e praticas junto as duas instituicoes. Em especial, pretendeu-se problematizar as caracteristicas do pensamento e da acao dos docentes envolvidos com a pratica pedagogica na Educacao Infantil sobre a tematica ambiental nas esferas publica e privada. Constatou-se que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da insercao da EA na EI e alegam trabalhar com a EA em suas turmas. Entretanto as atividades observadas demonstraram ser desenvolvidas principalmente voltadas a reutilizacao de materiais reciclaveis para a confeccao de brinquedos, observacao da natureza e horta. A analise das duas Propostas Pedagogicas mostrou que existe a orientacao para o trabalho interdisciplinar com a EA na EI. No campo teorico, o estudo sobre o processo historico da EA, a compreensao sobre a aprendizagem da crianca e sobre o curriculo da EI, permitiu a base suficiente para o aprofundamento e reflexao acerca do tema desta pesquisa.
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