Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Oficina culinária como estratégia de educação alimentar e nutricional na comunidade Córrego São João e setores, Viçosa, Minas Gerais: uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial em Nutrição e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural

2017; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/jmphc.v7i1.401

ISSN

2179-6750

Autores

Flávia Vidal Ferreira, Francilene Maria Azevedo, Bruna Amorim Teixeira, Letícia Soares Bueno Da Silva, Jéssica Rodrigues De Morais, Juliana Farias de Novaes,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Para uma vida saudável, destaca-se a promoção da saúde através de ações de educação alimentar e nutricional que, por meio do diálogo e troca de conhecimentos, visam motivar o indivíduo a adotar hábitos de vida mais saudáveis. Nesse sentido, destacam-se as oficinas culinárias, que permitem o encontro do saber popular com o científico, transmitindo informações de forma lúdica, didática e participativa. Promover práticas de educação alimentar e nutricional com residentes na comunidade Córrego São João e setores, localizada na zona rural de Viçosa-MG. Trata-se de um estudo transversal realizado pelo Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-NUT/UFV) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Viçosa-MG. A prática de educação alimentar e nutricional foi desenvolvida com 12 mulheres, produtoras rurais, na faixa etária entre 35 a 60 anos, por integrantes do PET-NUT/UFV. Foi demonstrado o preparo de dois bolos, um a base de beterraba e outro de couve, a fim de ressaltar a possibilidade de desenvolver preparações simples, nutritivas e saborosas com ingredientes comuns e de fácil acesso, muitas vezes produzidos em sua propriedade. Ao longo do processo, as ministrantes destacaram o valor nutricional dos alimentos em questão, suas principais características e propriedades, bem como o melhor modo de preparo. As ouvintes foram participativas durante todo o processo, discutindo sobre algumas condutas já realizadas no cotidiano e esclarecendo algumas dúvidas. Foi possível observar que elas apresentaram conhecimento prévio sobre alimentação saudável. Ao saber das vantagens da utilização da beterraba e couve e, após a degustação dos bolos, elas se mostraram satisfeitas e motivadas em repetir as preparações em outro momento. Conclui-se que as atividades de educação alimentar e nutricional, como por exemplo, as oficinas culinárias, são importantes estratégias para a reaprendizagem dos saberes sobre a alimentação saudável com o objetivo de aplicar os conceitos no preparo de receitas saborosas e de alto valor nutritivo.

Referência(s)