Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sin City:

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.26512/hh.v4i7.10933

ISSN

2318-1729

Autores

Adérito Schneider,

Tópico(s)

Crime and Detective Fiction Studies

Resumo

Este artigo parte do filme Sin City: A cidade do pecado (Robert Rodriguez e Frank Miller, 2005) para analisar o conceito de noir. A hipótese aqui é de que o noir é um (sub)gênero cinematográfico/literário construído a posteriori, fruto de múltiplas e complexas influências por meio de um dialogismo tautológico entre diversas linguagens (literatura, cinema, quadrinhos etc.), consolidando-se apenas no chamado neo-noir. Dessa forma, este artigo é um exercício que busca reconstruir brevemente a trajetória do noir, passando pela literatura policial do século XIX, o romance noir dos anos 1920 e 1930, o filme noir “clássico” dos anos 1940 e 1950 para, finalmente, deter-se na análise dos quadrinhos da série Sin City (anos 1990) e sua adaptação cinematográfica no início do século XXI.

Referência(s)
Altmetric
PlumX