Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em Administração

2016; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.13058/raep.2016.v17n3.454

ISSN

2358-0917

Autores

Amanda Leme Jahchan, Graziella Maria Comini, Edison Quirino D'Amario,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo teve como objetivo entender a percepção e o conhecimento dos alunos de administração da FEA-USP sobre o tema negócios sociais. Negócios Sociais são empreendimentos que alinham a lógica de mercado e a lógica social, ou seja, buscam a autossustentação pela venda de produtos e serviços juntamente com a geração de valor social. Considerou-se importante mapear até que ponto alunos de administração têm interesse nesse tipo de organização. Realizou-se um levantamento quantitativo com uma amostra de 515 alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA USP. Dentre os achados, destacaram-se: a maioria acredita que seu conhecimento é básico; tem alto interesse e acha importante; nunca participou de atividades extracurriculares; depende de recomendação de amigos e parentes para entender e fazer parte; não conhece o tema a fundo, mas faz muitas associações corretas de conceitos; e acredita que as maiores dificuldades dos empreendimentos sociais são autossustentação financeira e atração de investidores. A principal contribuição deste estudo está na observação que há uma lacuna no ensino de administração na formação de gestores para empreendimentos sociais.

Referência(s)