
Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de Gramsci: o intelectual orgânico
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1414-49802017.00100009
ISSN1982-0259
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoResumo Este ensaio aborda a contribuição do pensamento de Gramsci para o Serviço Social tendo como referência a apreensão das relações entre política e cultura, com ênfase na dimensão educativa do trabalho do assistente social. O questionamento central é, se o(a) assistente social, enquanto profissional que trabalha com a classe expropriada de seus direitos fundamentais, pode assumir o papel de intelectual orgânico, na concepção gramsciana. Parte da história de vida e obra de Gramsci para situar o conceito de intelectual orgânico e sua relação com outros conteúdos imbricados na temática da política e cultura, refletindo sobre a ampliação do entendimento de prática pedagógica, apreendendo-a no amplo processo de lutas de classes, vinculado à questão da hegemonia.
Referência(s)