Teatro e robótica: os androides de Hiroshi Ishiguro, em encenações de Oriza Hirata
2016; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36025/arj.v3i1.8405
ISSN2357-9978
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEste artigo analisa o percurso teatral dos androides, em especial Geminoide F, projetado pelo engenheiro de robótica Hiroshi Ishiguro em seu laboratório ATR, em Osaka, e utilizado em cena pelo diretor e dramaturgo Oriza Hirata. Esse geminoide engana o olhar em razão da similitude de sua pele com aquela do ser humano, além de sua expressão facial dotada de movimentos de lábios e de piscar de pálpebras. Na verdade, o Geminoide F é uma arquitetura eletrônica extremamente avançada, constituindo o ponto culminante, até o momento, das pesquisas desenvolvidas pelo professor Ishiguro e sua equipe. O robô é também objeto do projeto Android-Human Theatre, concebido por Oriza Hirata, que visa integrar o Geminoide F em uma performance ao vivo e colocá-lo em uma situação de jogo ao lado de atores profissionais. Hirata encena Sayonara, As três irmãs versão Android e Metamorfoses versão android, interrogando, assim, a figura do ator e o processo de criação. Tradução do francês para o português de Marta Isaacsson (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
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