Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AS MULHERES ESTÃO QUEBRANDO AS TRÊS PAREDES DE VIDRO? UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS MINEIRAS

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 45 Linguagem: Português

10.5752/p.1984-6606.2016v16n45p126

ISSN

1984-6606

Autores

Carolina Maria Mota-Santos, Antônio Carvalho Neto, Mariana Caeiro, Fernanda Versiani, Mariana Geisel Martins,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

<p>O objetivo deste artigo é identificar as possíveis paredes de vidro (barreiras) encontradas pelas mulheres empreendedoras na condução dos seus negócios e suas estratégias para quebrar essas paredes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva com 25 mulheres que empreenderam há pelo menos 5 anos. O referencial teórico explora as barreiras encontradas por mulheres empreendedoras a partir de Jonathan (2005; 2011). Além disso, trata de uma terminologia bastante usada para conceituar as barreiras na área da administração: Glass Ceiling (Steil, 1997; Mota Santos, Tanure, Carvalho Neto, 2014; Carvalho Neto, Tanure, Mota-Santos, 2014) e explora uma outra terminologia pouco retratada pela literatura: Glass Walls (Miller, Kerr, Reid, 1999). Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram três paredes que cercam a carreira da mulher empreendedora: a primeira ocorre a partir da família, a segunda constituída por clientes, fornecedores e funcionários e, a terceira representada pela sociedade de maneira geral, ou seja, contempla pessoas que não se relacionam diretamente com a empreendedora, como vizinhos e proprietários de outros empreendimentos. Apesar destas paredes, o reconhecimento e a independência financeira influenciam essa dinâmica de forma positiva. </p>

Referência(s)