Artigo Acesso aberto

Motivos da Escolha da Educação a Distância: O Aluno como Consumidor

2016; Faculdade Meridional IMED; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18256/2237-7956/raimed.v6n2p206-220

ISSN

2237-7956

Autores

Lidiane Campos Britto, Sí­lvio Augusto Minciotti, Sérgio Feliciano Crispim, William Zanella,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O grau de envolvimento do consumidor na compra ou contratacao de um servico esta diretamente ligado ao grau de riscos percebidos por ele, durante todo o processo de avaliacao e aquisicao. Assim, por que ha riscos envolvidos na escolha de um curso de nivel superior, a dissonância cognitiva surge como um componente importante a ser analisado nesse processo de decisao de compra. Por esta razao, o objetivo geral deste artigo e identificar os principais motivos da preferencia de um aluno de graduacao em estudar na modalidade Educacao a Distância (EAD) em detrimento a modalidade presencial. No Brasil, esse tema e particularmente relevante ja que a educacao a distância tem crescido de forma expressiva, sobretudo em virtude da expansao das Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC) e a partir da promulgacao da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB) de 1996. Como procedimento metodologico foi feita uma pesquisa exploratoria, utilizando-se a tecnica da entrevista semiestruturada, com uma amostra de dez pessoas que fizeram ou ainda fazem uma graduacao na modalidade EAD, independente do curso. Para analise dos dados utilizou-se a Analise de Conteudo. Nos resultados finais constatou-se que a maior flexibilidade de tempo possibilitada pela educacao a distância por meio das TIC foi o principal motivo na escolha da EAD em detrimento a um curso presencial.

Referência(s)
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