Motivos da Escolha da Educação a Distância: O Aluno como Consumidor
2016; Faculdade Meridional IMED; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18256/2237-7956/raimed.v6n2p206-220
ISSN2237-7956
AutoresLidiane Campos Britto, Sílvio Augusto Minciotti, Sérgio Feliciano Crispim, William Zanella,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO grau de envolvimento do consumidor na compra ou contratacao de um servico esta diretamente ligado ao grau de riscos percebidos por ele, durante todo o processo de avaliacao e aquisicao. Assim, por que ha riscos envolvidos na escolha de um curso de nivel superior, a dissonância cognitiva surge como um componente importante a ser analisado nesse processo de decisao de compra. Por esta razao, o objetivo geral deste artigo e identificar os principais motivos da preferencia de um aluno de graduacao em estudar na modalidade Educacao a Distância (EAD) em detrimento a modalidade presencial. No Brasil, esse tema e particularmente relevante ja que a educacao a distância tem crescido de forma expressiva, sobretudo em virtude da expansao das Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC) e a partir da promulgacao da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB) de 1996. Como procedimento metodologico foi feita uma pesquisa exploratoria, utilizando-se a tecnica da entrevista semiestruturada, com uma amostra de dez pessoas que fizeram ou ainda fazem uma graduacao na modalidade EAD, independente do curso. Para analise dos dados utilizou-se a Analise de Conteudo. Nos resultados finais constatou-se que a maior flexibilidade de tempo possibilitada pela educacao a distância por meio das TIC foi o principal motivo na escolha da EAD em detrimento a um curso presencial.
Referência(s)