A construção cultural do mercado de risco de crédito soberano brasileiro: entre Estado e mercado / The cultural construction of brazilian sovereing credit risk market: between State and market
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31990/96
ISSN2318-8499
Autores Tópico(s)Housing, Finance, and Neoliberalism
ResumoO artigo tem como objetivo demonstrar como a manifestacao do risco de credito soberano e historica e culturalmente situada e, portanto, constituida e desfeita a partir de disputas culturais e politicas, sob substrato financeiro e economico. Nesses jogos as objetivacoes das avaliacoes e notas das agencias classificadoras de risco ganham enorme legitimidade e poder. Para dar conta deste proposito sao analisados dois momentos politicos considerados marcadores relevantes para a constituicao da atual morfologia economica e financeira do Brasil. O primeiro se refere a chamada “quarta-feira 13” do câmbio, ocorrida em 1999, considerada o deflagrador da crise do regime cambial brasileiro. O segundo em 2008, se refere a opcao do pagamento da divida externa brasileira. As tensoes suscitadas por estes dois eventos e os debates que se seguiram implicaram em uma sequencia de transformacoes na morfologia do mercado de titulos publicos e no aparato cultural responsavel pela percepcao e definicao da nocao de risco. A suposicao proposta e de que a performacao da nocao de risco, produzida pelas agencias de classificacao de risco, incitam governos a adotar estrategias de acao em torno da minimizacao de riscos e aumento de suas credibilidades. A principal contribuicao deste trabalho e explorar este importante objeto: o mercado de titulos publicos brasileiro, ainda pouco tratado pela sociologia das financas brasileira e, tal como o referencial teorico internacional sugere, dimensionar em que medida as agencias de classificacao de risco de fato ‘docilizam’ o comportamento dos agentes do mercado, organizacoes e governos.
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