Cecília Meireles - a educadora
2003; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-3428
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoApresentacao das principais intervencoes da poeta Cecilia Meireles no momento educacional brasileiro de sua epoca, ressaltando sua acalorada defesa da modernizacao do sistema educacional, da introducao dos postulados da Educacao Nova em nossas escolas, onde se incluia a laicizacao da educacao e a adocao de uma metodologia que atendesse o desenvolvimento integral dos estudantes. Suas cronicas apresentavam uma acida critica da situacao educacional do Estado Novo, com leis que muito prometiam, mas nada realizavam. As posicoes assumidas por Cecilia lhe valeram alguns contratempos no reconhecimento publico de suas atividades. O primeiro (1929), quando suas ideias renovadoras foram preteridas no concurso para a catedra de Literatura da Escola Normal do Distrito Federal e o segundo (1938), ao ser contemplada com o premio da Academia Brasileira de Letras, gerando uma grande polemica no âmbito daquela instituicao, culminando com a desistencia de Cecilia Meireles de proferir o discurso de agradecimento em nome dos agraciados de todas as categorias. Este trabalho busca destacar as ideias e ideais da Cecilia Meireles educadora, atuante, dinâmica e contestadora, signataria do Manifesto dos pioneiros da Educacao Nova (1932) ao lado de Anisio Teixeira, Lourenco Filho e Fernando de Azevedo, dentre outros, e que, ao criar o Centro de Cultura Infantil (1934), colocou em pratica esses ideais, logo abafados pela intervencao do governo Getulio Vargas e seu lamentavel Estado Novo.
Referência(s)