Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Perfil e perceções dos potenciais participantes num MOOC

2017; Arizona State University; Volume: 25; Linguagem: Português

10.14507/epaa.25.2588

ISSN

1068-2341

Autores

Dora Simões‎, Belém Barbosa, Carolina de Fátima Soares Pinto,

Tópico(s)

Online Learning and Analytics

Resumo

Os MOOC (Massive Open Online Courses) são o mais recente modelo de oferta formativa. São cursos de formação online, abertos e gratuitos, e de acesso massivo. Mas serão estas características suficientes para atrair os potenciais participantes? Quais as caraterísticas dos indivíduos com maior propensão para se inscreverem num MOOC? Para dar resposta a estas e outras questões subjacentes foi adotada uma metodologia quantitativa, sob a forma de um inquérito por questionário online. O estudo foi aplicado à população adulta do distrito de Aveiro (Portugal) com mais de 9 anos de escolaridade. A amostra é composta por 424 indivíduos, e tem caraterísticas sociodemográficas equivalentes à da população em estudo. 86,6% dos participantes desconheciam o conceito MOOC, contudo não se verificam diferenças significativas nas perceções sobre os MOOC entre os que conheciam e os que não conheciam o conceito. A intenção de participar num MOOC é superior entre os mais jovens, os que têm formação superior, os mais autónomos em termos de aprendizagem, os que têm maiores competências de internet e redes sociais, os que já conheciam o conceito, e os que prevêm mudar de situação profissional. Este estudo contribui com pistas para a identificação de segmentos alvo e estratégias de divulgação para futuros MOOC a serem oferecidos em Portugal.

Referência(s)