
Variação estilística na escrita escolar monitorada: o caso da colocação pronominal
2012; Volume: 14; Linguagem: Português
ISSN
2236-0883
AutoresSílvia Rodrigues Vieira, Adriana Lopes Rodrigues Coelho,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente artigo discute a relacao entre variacao estilistica e modos de organizacao discursiva, tomando por base o estudo sociolinguistico da colocacao pronominal em dados extraidos de redacoes escolares dissertativas e narrativas (RODRIGUES-COELHO, 2011). Alem de investigar a relacao entre monitoracao estilistica e modos de organizacao, apresentam-se as motivacoes linguisticas e extralinguisticas que favorecem as variantes da ordem dos cliticos pronominais em construcoes verbais complexas, quais sejam: cl V1 V2 (se pode investigar), V1-cl V2 (pode-se investigar), V1 cl V2 (pode se investigar) ou V1 V2-cl (pode investigar-se). Com base no aporte teorico-metodologico da Sociolinguistica Laboviana (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 1968), o estudo permite depreender que o tipo de instituicao escolar, o modo de organizacao discursiva, o tipo de complexo verbal e de clitico pronominal, e o contexto antecedente ao complexo verbal constituem variaveis relevantes ao fenomeno variavel. Os resultados obtidos permitem, ainda, estabelecer estreita relacao entre estilos e normas linguisticas.
Referência(s)