Notas sobre o papel da música de Ennio Morricone na passagem do cinema clássico para o moderno

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36449/rth.v15i1.5692

ISSN

1983-1463

Autores

Rodrigo Carreiro,

Tópico(s)

Cinema History and Criticism

Resumo

Atraves do exame da musica composta pelo italiano Ennio Morricone para os quatro primeiros spaghetti westerns dirigidos por Sergio Leone, este artigo pretende levantar algumas reflexoes sobre o papel exercido pelas composicoes do maestro na passagem do cinema classico para o moderno, ocorrida ao longo de duas decadas (1940-1960). Embora nao costume ser citado entre os compositores responsaveis por concretizar a transicao da musica cinematografica entre as duas fases da historia do cinema, Morricone teve um papel efetivo no periodo, introduzindo no estilo neo-romântico algumas caracteristicas que se tornariam centrais no cinema moderno, como o gosto por citacoes, elementos de musica pop e musique concrete.

Referência(s)
Altmetric
PlumX