
FUTEBOL E MÍDIA: DISCURSO DA PUBLICIDADE DURANTE A COPA NA ÁFRICA DO SUL
2016; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 36; Linguagem: Português
ISSN
2179-3255
AutoresAriane Boaventura da Silva Sá, Roberto Boaventura da Silva Sá, Paula Marçal Natali,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPor meio da Analise do Discurso, de orientacao francesa, e da Semiotica, para os estudos de imagens, analisamos duas pecas publicitarias veiculadas pela televisao durante a Copa de 2010. Centralmente, identificamos estrategias discursivas, nos planos verbal e visual, destacando aspectos culturais e ideologicos sustentadores de tais discursos. Assim, verificamos a incidencia de discursos que buscam reforcar a nacionalidade brasileira e demonstrar suposta superioridade de nossa selecao de futebol sobre as demais; sugerem tambem suposta, superioridade politica e economica de nosso pais naquele periodo. Contribuiram para isso, os discursos que contemplam, pelo vies do esporte, as politicas de inclusao. Logo, demonstramos que tais campanhas auxiliaram na manutencao do sistema vigente.
Referência(s)