Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako

2017; Brazilian Society of Cinema and Audiovisual Studies; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22475/rebeca.v5n2.394

ISSN

2316-9230

Autores

Roberta Oliveira Veiga,

Tópico(s)

African history and culture studies

Resumo

No filme Bamako (2006), o diretor mauritano Abderrahmane Sissako coloca lado a lado, num tribunal imaginário, o povo africano (expropriado de suas formas de vida) e as grandes corporações financeiras mundiais. Assim, permite ao cinema escrever a história a contrapelo. No terreno das ficções cinematográficas, atravessada pelo real, impregnada pelo pó da terra e por rostos negros, num mundo dividido e injusto, onde só os donos do capital têm voz, reescrever a história é conceder ao outro o tempo da imagem e do verbo. É, portanto, reinventar a política.

Referência(s)