Suporte Institucional Aos Docentes Da Geraã‡Ãƒo Y: Uma Abordagem À Luz Das Teorias Clã Ssicas De Motivaã‡Ãƒo

2016; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português

ISSN

1988-7833

Autores

Nelson Mendes Cordeiro, Ronaldo Bernardo, Gilberg Pereira da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No contexto de uma sociedade com demandas crescentes onde a inovaA§A£o A© um imperativo ao desenvolvimento, se faz cada vez mais necessAirio o preparo das InstituiA§Aµes Federais de Ensino tal como o CEFET/RJ para formar cidadA£os e profissionais habilitados para lidar com as novas demandas. Tal contexto estAi em constante mutaA§A£o, com mudanA§as mais significativas ocorridas no Aoltimo ano com a entrada de professores pertencentes A GeraA§A£o Y que trazem consigo demandas que vA£o alA©m ao escopo da tarefa, cenAirio no qual a questA£o motivacional ganha destacada relevA¢ncia. Neste aspecto, A© de fundamental importA¢ncia que as InstituiA§Aµes Federais de Ensino concedam o suporte necessAirio aos docentes pertencentes A GeraA§A£o Y para que estes lidem satisfatoriamente com suas diversas demandas motivacionais e consequentemente a demanda dos estudantes, e assim exerA§am as atividades de ensino em maior plenitude. No caso do CEFET Conselho de Ensino, Pesquisa e ExtensA£o oferecer suporte aos docentes para a realizaA§A£o de suas atividades. A partir deste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o suporte institucional que o CEFET/RJ oferece A questA£o motivacional dos docentes da GeraA§A£o Y para a atuaA§A£o junto aos alunos por meio das atividades exercidas pelo CEPE. Tal anAilise A© realizada por meio das teorias clAissicas de motivaA§A£o (Hierarquia das Necessidades, a Teoria dos Dois Fatores, e a Teoria X e Y), e as consideraA§Aµes apontam para a carAancia de atividades mais ligadas aos aspectos motivacionais, com concentraA§A£o de atividades em questAµes burocrAiticas ou higiAanicas.

Referência(s)