Ricardo Severo e o Neocolonial: Tradição e Modernidade no debate cultural dos anos 1920 no Brasil
2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1676-7640
Autores Tópico(s)Global Development and Urbanization
ResumoEm 1914, em meio a um grande surto de remodelacoes urbanas e arquitetonicas nas principais cidades do Brasil, o erudito engenheiro portugues Ricardo Severo concluiu sua palestra “A Arte Tradicional Brasileira” exortando os “jovens arquitetos nacionais” a iniciar “uma nova era de Renascenca Brasileira...” (1916, p. 82). Em 1917, esse mesmo engenheiro ensaiou uma primeira abordagem historico-tipologica da arquitetura brasileira, em que, a par de enfatizar sua filiacao a arquitetura portuguesa, indicava caracteristicas a serem aproveitadas na producao arquitetonica contemporânea. Estavam lancadas assim as bases para o movimento que logo ficaria conhecido como Neocolonial, e que se mostraria capaz de promover significativa mobilizacao simbolica, extravasando os estreitos circulos academicos e alcancando grande popularidade em meios bastante diversificados. Embora o alcance e significado da tendencia costumem ser menosprezados na historiografia da arquitetura brasileira, pesquisas atuais permitem situa-lo entre os movimentos pioneiros de matizes nacionalistas que mais ampla difusao alcancou entre nos – e isso, tratando-se de uma proposta ancorada na arquitetura, que exige para sua concretizacao o comprometimento efetivo de recursos vultosos, nao e pouca coisa.Em Sao Paulo, as propostas de Ricardo Severo foram explicitamente elogiadas por Mario de Andrade em suas primeiras cronicas da decada de 1920, o que certamente explica a presenca do Neocolonial na Secao de Arquitetura da Semana de Arte Moderna de 1922. No Rio de Janeiro, a figura de proa do movimento e o medico pernambucano e diletante das artes Jose Mariano Filho, patrocinador de pesquisas sobre arquitetura brasileira e concursos de projetos neocoloniais, em que teve destacada participacao o arquiteto Lucio Costa. Este texto pretende explorar a repercussao das ideias de Severo em tais circulos intelectuais, evidenciando seu papel na propria genese do modernismo brasileiro.
Referência(s)