Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0102-3772e32ne25

ISSN

1806-9770

Autores

Elenice S. Hanna, Erick Rôso Huber, Paula Carvalho Natalino,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

RESUMO O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.

Referência(s)