
AS CRENÇAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.64032
ISSN1982-8918
AutoresJeferson Rodrigues de Souza, Vinícius Zeilmann Brasil, Filipy Kuhn, Thais Emanuelli da Silva de Barros, Valmor Ramos,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO objetivo deste estudo foi analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre o ensino dos esportes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os resultados indicaram que os graduandos privilegiaram as tarefas de ensino analíticas com ênfase nos aspectos motores, bem como o predomínio de intervenções verbais do tipo prescritivo, avaliativo simples e descritivo. Conclui-se que os graduandos ingressaram na universidade com um conjunto de crenças sobre o ensino que representam estruturas coerentes de ação, semelhantes a modelos de ensino direto.
Referência(s)