Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS CRENÇAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.64032

ISSN

1982-8918

Autores

Jeferson Rodrigues de Souza, Vinícius Zeilmann Brasil, Filipy Kuhn, Thais Emanuelli da Silva de Barros, Valmor Ramos,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre o ensino dos esportes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os resultados indicaram que os graduandos privilegiaram as tarefas de ensino analíticas com ênfase nos aspectos motores, bem como o predomínio de intervenções verbais do tipo prescritivo, avaliativo simples e descritivo. Conclui-se que os graduandos ingressaram na universidade com um conjunto de crenças sobre o ensino que representam estruturas coerentes de ação, semelhantes a modelos de ensino direto.

Referência(s)