Artigo Produção Nacional

Ditadura, agricultura e educação: a ESALQ/USP e a modernização conservadora do campo brasileiro (1964 a 1985)

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v9i3.22449

ISSN

2175-5604

Autores

Rodrigo Sarruge Molina,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de pesquisa Historia de Instituicoes Escolares no Grupo de Pesquisa Historia, Sociedade e Educacao no Brasil. E o resultado de uma decada de estudos acerca da Historia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” localizada na cidade de Piracicaba, instituicao projetada em 1881, inaugurada em 1901 e integrada pela Universidade de Sao Paulo desde 1934. Apesar de realizarmos um historico dos 115 anos da escola instituida, nosso principal foco de investigacao e concentrado no periodo historico da “Ditadura Civil-Militar” de 1964 a 1985. Sob inspiracao do materialismo historico-dialetico, nossa investigacao foi baseada principalmente em fontes primarias do acervo das unidades da ESALQ e do Arquivo Publico do Estado de Sao Paulo, em especial, o fundo DEOPS. No geral, foram examinados jornais, dossies, relatorios, revistas, cartas, fotografias, mapas e atas da congregacao. Tambem foram aplicados questionarios, realizadas entrevistas e vivencia antropologica no meio institucional, seja dentro ou fora de seus muros. No decorrer de nossa pesquisa procuramos relacionar a Ditadura, a Agricultura e a Educacao Superior Agricola como fatores articulados ao projeto politico e economico dos militares, dos empresarios e do imperialismo que objetivou a modernizacao do campo, mesmo que o “moderno” estivesse acompanhado do “arcaico”, um fenomeno estrutural do capitalismo desenvolvido no Brasil. Neste percurso investigativo nos interrogamos: “quem sao os esalqueanos e quais foram suas contribuicoes e resistencias ao projeto da ditadura para o meio rural? Assim, analisamos o periodo pre-golpe de 1964, quando ocorreram movimentacoes de funcionarios do governo dos EUA e da extrema direita brasileira dentro da escola, auxiliares na deposicao do presidente Joao Goulart e perseguidores da esquerda esalqueana. Apos o golpe, analisamos o periodo ditatorial, quando o campus USP de Piracicaba passou por um grande plano de intervencao estadunidense via USAID, que pretendeu implantar o sistema de Land Grant College System no Brasil. Foi neste periodo que os professores estrangeiros e os esalqueanos criaram novos cursos de graduacao e a pos-graduacao, com especial destaque para a area da energia nuclear aplicada ao campo (CENA). Tratou-se de um projeto de Estado a servico dos empresarios nacionais e internacionais, quando a ESALQ aprofundou a pratica do ensino e da pesquisa em beneficio da agroindustria, especialmente a mutacao genetica de sementes, animais e o desenvolvimento de tecnologias rurais financiadas com dinheiro publico, embora o povo estivesse marginalizado deste processo. Nesse sentido procuramos compreender o papel da ESALQ como centro estrategico da classe dominante na formacao de intelectuais orgânicos do ruralismo, sujeitos que atuam no interior da sociedade civil e politica em cargos de direcao empresarial ou estatal. Seja fora da escola com o genocidio dos “povos da terra” ou dentro da “Luiz de Queiroz” com a perseguicao e prisao de esalqueanos contrarios ao regime, concluimos que a modernizacao capitalista do campo brasileiro foi resultado da alianca do imperialismo com as classes hegemonicas do movimento civil-militar de 1964.

Referência(s)