
PERFIL POSTURAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS URBANAS E RURAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO
2017; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2237-9002
AutoresFernanda de Lima Nunes, Lilian Pinto Teixeira, Simone Lara,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoA postura e a capacidade de manter o arranjo das estruturas corporais e descreve o alinhamento do corpo, bem como a orientacao deste no ambiente. Objetivos: Comparar o perfil postural de estudantes de escolas publicas da area urbana e rural, comparar a percepcao postural durante as atividades de vida diarias escolares de estudantes de escolas publicas da area urbana e rural e verificar as medidas do mobiliario em cada escola, a fim de apurar se tais medidas estao adequadas para os estudantes. Metodos: O estudo incluiu dois grupos de estudantes, sendo o Grupo Urbano, com 23 estudantes, e o Grupo Rural, com 15 estudantes. Os grupos receberam uma avaliacao postural (atraves do Software de Avaliacao Postural – SAPO), e responderam sobre seus habitos posturais (atraves do questionario BackPEI). As mensuracoes do mobiliario escolar foram verificadas em ambas as escolas. Resultados: Foi encontrado um pior perfil postural nos estudantes do Grupo Rural, quando comparados aos do Grupo Urbano, especialmente nas variaveis relacionadas com a assimetria da escapula (direita e esquerda) e anteriorizacao da cabeca. Nao houve diferenca entre os grupos quanto a percepcao postural, e evidenciou-se que ambos apresentaram habitos posturais inadequados, principalmente nas posturas sentadas. Na analise da dimensao do mobiliario escolar, o atual estudo evidenciou maior discrepância entre os valores obtidos e os valores ideais, nos estudantes do Grupo Rural, do que no Grupo Urbano. Conclusao: Houve um melhor perfil postural nos estudantes do Grupo Urbano, quando comparados aos do Grupo Rural, e sugere- se que a inadequacao das medidas do mobiliario escolar possa ter contribuido para essa diferenca.
Referência(s)