Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Coro Cênico: Conceito e Discussões

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português

10.5965/1808312908102013167

ISSN

1808-3129

Autores

Cristiane Müller, Luiz Henrique Fiaming,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O panorama da música coral no Brasil passou por uma renovação a partir da década de 1960. Além de ter sido construído um vasto repertório de música popular em arranjos para coros, destacaram-se nomes importantes que atuaram como compositores, arranjadores e/ou regentes e estabeleceram novos parâmetros para performance vocal em grupo, surgindo o termo Coro Cênico. Os objetivos deste trabalho são levantar uma discussão sobre a definição e aplicação do conceito de Coro Cênico, na perspectiva de um trabalho coral que procura a integração com outras artes como o teatro e a dança e identificar o uso de uma técnica diferenciada do cantor de Coro Cênico. Enquanto alguns autores acreditam que todo o coro é cênico, outros argumentam que nem todo o Coro Cênico é verdadeiramente cênico. Dentro desta nova modalidade coral é de fundamental importância desenvolver uma técnica vocal ampliada, não voltada unicamente para a projeção e homogeneidade sonora, aliada à conscientização interpretativa do cantor e à variedade do repertório, bem como à utilização de jogos teatrais que visam a uma maior presença cênica. Neste sentido, a neutralidade dos cantores no palco é quebrada, fugindo dos padrões tradicionais pré-estabelecidos.

Referência(s)