Artigo Acesso aberto Revisado por pares

INCIDENCIA DE LOS JUEGOS COOPERATIVOS EN LAS RELACIONES INTERPERSONALES

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.65002

ISSN

1982-8918

Autores

Juan Antonio Andueza, Pere Lavega Burgués,

Tópico(s)

Social Skills and Education

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os efeitos de uma unidade programática (UP) de jogos cooperativos, sobre díades (aceitação e rejeição) e as características do grupo. A metodologia foi a pesquisa-ação; participaram 78 alunos de 7-9 anos (M = 8,3, DP = 0,33), 38 meninos (48,7%) e 40 meninas (51,3%). No início e no fim da UP foi aplicado um questionário sociométrico para identificar díades reais de escolha e rejeição, e as dinâmicas de grupo (Índice de coesão do grupo: ICG eo Índice de dissociação do grupo: IDG). Os resultados mostraram que os jogos cooperativos proporcionaram um aumento de díades de aceitação, especialmente em mulheres, e rejeição nos homens; também aumentou o ICG e IDG, e diminuiu o número de estudantes isolados. Este programa pode ser útil para fortalecer a dinâmica intra-grupo e compactar o grupo.

Referência(s)