Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CINEMA QUEER BRASILEIRO: O PENSAMENTO QUEER NO BRASIL A PARTIR DOS FILMES MADAME SATÃ E ELVIS & MADONA

2016; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; Volume: 1; Issue: 29 Linguagem: Português

10.18227/2217-1448ted.v1i29.3199

ISSN

2317-1448

Autores

Sulivan Charles Barros,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

Após três décadas de feminismo organizado no Brasil e sem o qual não se poderia pensar o desenvolvimento dos estudos sobre sexualidades diversas e ao lado dos estudos gays e lésbicos que se unem a crítica feminista ao examinar as diferenças sexuais e de gênero, a teoria queer passa a conceber a sexualidade como algo móvel, ambíguo e ambivalente, sempre mutável de acordo com o contexto histórico-cultural em que esteja inserido. O cinema priorizado nesta pesquisa como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades sexuais e de gênero foram Madame Satã e Elvis & Madona. afim de ressaltar a fim de identificar nestas produções possíveis rupturas e/ou (des)continuidades do modelo heteronormativo de sexualidade em suas diferentes formas e em diferentes contextos – considerando as possíveis aproximações e distanciamentos entre ficção (algumas delas baseadas em histórias reais) e/ou formatos mais alternativos ou comerciais de se fazer cinema.

Referência(s)