Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/0102-3772e32ne217

ISSN

1806-9770

Autores

Maurício da Silva Neubern,

Tópico(s)

Academic and Historical Perspectives in Psychology

Resumo

RESUMO O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX