O GROTESCO E A CONSTRUÇÃO ALEGÓRICA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, DE JOSÉ SARAMAGO

2014; Volume: 15; Issue: 29 Linguagem: Português

ISSN

1981-4755

Autores

T Reinehr, Lourdes Kaminski Alves,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Para Benjamin (1992), a tessitura do texto literario se da num processo minucioso e intencional, em que o narrador atua como o artesao, modela e indica os significados por meio dos arranjos linguisticos realizados no texto para a elaboracao das imagens e da dramaticidade que tais imagens podem sugerir. Partindo de tal pressuposto, este texto pretende propiciar a reflexao sobre alegoria, processo mimetico e elementos do grotesco nas obras Ensaio sobre a cegueira (1998) e As intermitencias da morte (2005), de Jose Saramago. Entende-se que, configurada como tropo de pensamento, a alegoria pode ser observada, no texto literario, a partir do estudo dos signos presentes, que permitem a transfiguracao para signos ausentes, conforme Hansen (2006), responsaveis por ampliar a significacao. Alem disso, no que se refere ao estudo da mimese e do grotesco — como elementos que atuam na construcao alegorica —, sera investigado, respectivamente, o universo teorico da mimese — tomando como referencia os textos Livro X da Republica, de Platao, Arte Poetica, de Aristoteles, e “Representacao social e mimesis”, de Luiz Costa Lima —, procurando, ao considerar a tradicao critica, verificar de que maneira as figuras mimeticas sao empregadas nas obras em analise; e sera estudado o grotesco como elemento que pode enriquecer o processo alegorico, pois, caracterizado como contraste, na perspectiva de V. Hugo (2004), o grotesco destoa do belo, da voz oficial, aludindo para o que nao deve, ou nao pode, ser mostrado.

Referência(s)