Construção de método para pesquisas de Frame Analysis
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2016v13n2p78
ISSN1984-6924
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n2p78Este artigo relata a aplicação da metodologia de enquadramento (Frame Analysis) na dissertação “Privatizando a opinião: um estudo sobre enquadramento nas revistas Veja e Carta Capital”. São discutidos os tipos de enquadramentos (noticiosos ou interpretativos), a escolha da análise de conteúdo como ferramenta, bem como as demais opções metodológicas de análises quantitativa e qualitativa. A principal conclusão deste trabalho é que não há modelos prontos de metodologia para as pesquisas que utilizam Frame Analysis no campo da Comunicação. É preciso identificar o tipo de enquadramento que se vai estudar e, a partir dos objetivos da investigação, desenhar o método adequado, com base em ferramentas disponíveis (como a análise de conteúdo).
Referência(s)