Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Blog educativo bioquímicativa: uma forma de vivenciar a educação em bioquímica e sua relação com a fisiopatologia

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-376x.v2i1p39-44

ISSN

2525-376X

Autores

Fernando Toyos, Ana Karina Furtado Mendes, Tatienne Neder Figueira da Costa,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O projeto de extensão BioquímicAtiva surgiu com o intuito de utilizar a internet como um meio de ensino da bioquímica, dada a dificuldade que os alunos comumente relatam sobre a compreensão dessa disciplina e sua associação com a prática profissional. Por esta razão, o presente trabalho avaliou a eficiência de um blog educativo sobre bioquímica, elaborado a partir de um post de fácil linguagem, didático e interativo, utilizando-se da interdisciplinaridade com a fisiopatologia. Toda a criação do blog e de seu conteúdo foi executada pelos integrantes do projeto, os quais se basearam na literatura científica para criação do post ‘’Você sabe o que é Esteatose hepática alcoólica?’’. Para avaliação do blog considerou-se parâmetros de visão geral e informações demográficas, gerados pelo Google Analytics. O conteúdo postado foi avaliado pela enquete “O que você achou deste conteúdo?”, disponível ao final do post para votação. O blog foi avaliado por quinze dias, contados a partir da data de sua divulgação, com registro total de 1236 visualizações nesse período, incluindo usuários de diversas cidades brasileiras e alguns países. Foram notificados 26 votos, sendo 25 para a opção “Excelente” (96,15%), um para “Bom” (3,84%) e nenhum voto para “indiferente”. Conclui-se que o projeto elaborado foi positivo, o que demonstra a importância do uso de novos métodos de ensino e tecnologias que possam contribuir para a formação e interesse pela bioquímica, bem como estimular seu uso para outros cursos de graduação, melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX