REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO DECORRER DO SÉCULO XX

2007; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17648/educare.v2i3.660

ISSN

1981-4712

Autores

Cézar Ricardo de Freitas, Maria Inalva Galter,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre os fundamentos teoricos que subsidiaram o debate da educacao em tempo integral no decorrer do seculo XX no Brasil. Prioriza-se tres conceitos que permearam a discussao: educacao em periodo integral (relacionada ao tempo diario das aulas), educacao integral (referindo-se ao aspecto da formacao) e educacao integrada (quanto as acoes desenvolvidas pela escola). Para abordar o primeiro conceito utiliza-se dois autores do final do seculo XIX: Manuel Antonio de Almeida e Raul Pompeia. Quanto ao segundo conceito baseia-se em alguns estudos de Karl Marx e Miguel Bakunin, e, sobre o terceiro conceito, pauta-se em reflexoes de Anisio Teixeira e documentos oficiais atuais que abordam a tematica. Do estudo realizado percebe-se a prevalencia do conceito de educacao integrada nas experiencias contemporâneas sobre a educacao em tempo integral.

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