Artigo Revisado por pares

CONSUMO PARA “SER” MAIS DO QUE PARA “TER”: A ESPIRITUALIDADE NA LÓGICA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO

2016; Issue: 28 Linguagem: Português

ISSN

1980-8305

Autores

Renato de Lima da Costa,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

As relacoes entre o individuo e os bens de consumo sao objeto de estudo no campo das pesquisas em Ciencias da Religiao. Gilles Lipovetsky e um filosofo frances que pertence a uma tradicao de autores que se dedicam a observacao do contexto social em que se encontram inseridos a fim de produzirem uma critica cientifica consistente da sociedade em suas mais variadas configuracoes. A analise da sociedade de consumo e objeto de sua reflexao na obra A felicidade paradoxal na qual o autor ultrapassa analises mais comumente aceitas, nas quais as motivacoes para o consumo sao determinadas pela logica do exibicionismo social, a fim de apresentar a emergencia de um novo paradigma, de foro mais intimo, privado, de modo a ser possivel identificar uma espiritualidade circundante nas relacoes de consumo. O seu pensamento fornece elementos para pensar com maior propriedade esta relacao.

Referência(s)