CONSUMO PARA “SER” MAIS DO QUE PARA “TER”: A ESPIRITUALIDADE NA LÓGICA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO
2016; Issue: 28 Linguagem: Português
ISSN
1980-8305
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoAs relacoes entre o individuo e os bens de consumo sao objeto de estudo no campo das pesquisas em Ciencias da Religiao. Gilles Lipovetsky e um filosofo frances que pertence a uma tradicao de autores que se dedicam a observacao do contexto social em que se encontram inseridos a fim de produzirem uma critica cientifica consistente da sociedade em suas mais variadas configuracoes. A analise da sociedade de consumo e objeto de sua reflexao na obra A felicidade paradoxal na qual o autor ultrapassa analises mais comumente aceitas, nas quais as motivacoes para o consumo sao determinadas pela logica do exibicionismo social, a fim de apresentar a emergencia de um novo paradigma, de foro mais intimo, privado, de modo a ser possivel identificar uma espiritualidade circundante nas relacoes de consumo. O seu pensamento fornece elementos para pensar com maior propriedade esta relacao.
Referência(s)