Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Radiação ionizante, energia nuclear e proteção radiológica para a escola

2017; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15392/bjrs.v5i1.215

ISSN

2319-0612

Autores

Éder Augusto de Lucena, Rócio Glória dos Reis, Adaugoberto Soares de Pinho, José Wanderley Santana da Silva, Ailson Soares Alves, M.A. Pires do Rio, Gustavo Afonso de Paula, Milton Alves Gonçalves, Arlene Alves dos Reis,

Tópico(s)

Graphite, nuclear technology, radiation studies

Resumo

Desde a descoberta dos raios-x, em 1825, a radiação ionizante é aplicada em diversos setores da sociedade, tais como medicina, indústria, segurança, construção civil, engenharia e pesquisa. A população em geral desconhece tanto as aplicações quanto seus riscos e benefícios. Pode-se constatar que a maioria das pessoas associam os termos "radiação" e "energia nuclear" à bomba atômica ou ao câncer, isto muito provavelmente devido a aplicações bélicas e a maneira sigilosa como a radioatividade fora tratada no passado. Desta forma, torna-se necessário esclarecer a população sobre os principais aspectos relativos às aplicações, aos riscos e aos benefícios associados. Tais conhecimentos podem ser disseminados nas escolas. A legislação brasileira para a educação básica prevê apresentação de temas como energia nuclear e radioatividade aos alunos de ensino médio. No entanto, alguns fatores dificultam tal prática educacional, a saber: poucas horas aula, livros didáticos não abordam o assunto, conceitos prévios obtidos na mídia, dificuldade de tratar o assunto em sala de aula, fobia, etc. Uma solução seria uma aproximação entre as escolas e as instituições que empregam tecnologias envolvendo radioatividade, o que permitiria aos alunos conhecer as práticas, a proteção radiológica associada, bem como os riscos e benefícios para a sociedade. No mundo atual, com a crescente aplicação da radiação ionizante, sobretudo em medicina, é necessário desmistificar o uso da radioatividade.

Referência(s)