
Incluir para saber. Saber para excluir
2001; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Linguagem: Português
ISSN
1980-6248
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO texto discute, a partir principalmente das contribuicoes de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, alguns aspectos acerca da construcao moderna da normalidade e a sua relacao com as dificuldades que enfrentam as politicas que pretendem a inclusao escolar dos anormais. O anormal e tematizado como uma categoria envolvida com a de ordem - uma vontade que caracteriza a Modernidade - e, por isso mesmo, uma categoria discursiva e socialmente construida que esta envolvida no reconhecimento do proprio normal. A partir dai, mais do que apontar solucoes, o texto problematiza as operacoes de inclusao como, entre outras coisas, uma forma de ativar o biopoder e, com isso, potencializar os nexos entre os gestores da burocracia do Estado e os novos experts que surgiram a partir do seculo XVIII. Nessa perspectiva, sao feitas algumas referencias as questoes eticas e economicas e aos dispositivos culturais - que incluem artefatos e praticas de expertise - envolvidos nas politicas de inclusao.Summary: Orawing on Michel Foucault and Zygmunt Bauman's work, the paper discusses some aspects of the modern construction of normality in it's relations with the difficulties of school policies of abnormal's inclusion. Taking the abnormal as a discoursive and social construction, as a category envolved with the will to order and, by the way, implicated in the recognition of the
Referência(s)