Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CORPO E O PROFESSOR DE TEMPO INTEGRAL

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18554/rt.v9i2.1867

ISSN

2316-9966

Autores

Natália Papacídero Magrin, Marina Melo Cintra, Wagner Wey Moreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar, no discurso de professores atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, as concepções de corpo/corporeidade. A pesquisa foi realizada em Uma Escola Estadual de Tempo Integral do município de Uberaba/MG, na qual mediante autorização da direção foram contatadas 4 professoras regentes de turma e responsáveis pelo processo de escolarização no quinto ano do Ensino Fundamental da escola em questão. A técnica escolhida para este estudo foi a entrevista estrutura e a interpretação dos dados realizada pela Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, proposta por Moreira, Simões, Porto (2005). A maioria diz ser o corpo um conjunto de órgãos e membros, e trabalharem o corpo do aluno apenas na teoria ou com música e desenhos. Consideramos que a maioria das professoras entrevistadas ainda apresenta uma visão cartesiana do corpo

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