
VESTÍGIOS DO SAGRADO: a obra de arte como possibilidade de mediação entre religião e cultura na pintura de Antonieta Santos Feio.
2017; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15603/1677-2644/correlatio.v15n2p123-150
ISSN1677-2644
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoNeste artigo procura-se compreender a obra de arte como possibilidade de mediação entre religião e cultura a partir da tela “Vendedora de Tacacá” (1937) da artista paraense Antonieta Santos Feio (1897-1980). Ao adentrar na “hermenêutica da profundidade” da teologia da cultura do filósofo e teólogo germano-americano Paul Tillich (1886-1965), opta-se por caminhar em meio aos “vestígios” expressos na obra de arte, enquanto expressão teônoma da cultura. Por “vestígio”, compreende-se o que não foi “dito” de forma explícita e, sim, foi “dito” por meio de uma linguagem específica – a do simbólico. Neste sentido, procura-se ir além do aparente, e a teologia da cultura apresenta elementos que permitem que seja estabelecido um “olhar”, além do que é objetivamente expresso.
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