Artigo Acesso aberto

Contemporaneidades do Ensino de Anatomia Humana

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-376x.v2i1p151-154

ISSN

2525-376X

Autores

Michele Schultz,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

As estratégias de ensino devem respeitar a formação profissional e acompanhar a dinâmica sociocultural. A forma de passar e adquirir conhecimento mudou ao longo dos séculos, mas a disciplina de Anatomia Humana pauta-se pelo tradicionalismo e aplica métodos muito semelhantes aos adotados no século XIII, quando ela foi criada. Neste relato, questiona-se a efetividade do ensino tradicional de Anatomia Humana, baseado na memorização, e se apresentam estratégias alternativas utilizadas em cursos de graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tais estratégias estão baseadas em preceitos que conduzam a/o estudante à condição de protagonista de seu aprendizado, construído a partir de suas experiências e futuras competências profissionais

Referência(s)
Altmetric
PlumX