
À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22195/2447-5246v21n320163195
ISSN2447-5246
AutoresWanderleya Nara Gonçalves Costa, Vanísio Luiz da Silva,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.
Referência(s)