Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22195/2447-5246v21n320163195

ISSN

2447-5246

Autores

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Vanísio Luiz da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.

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